XIII Workshop de Especialização em Computação

Será realizado nos dias 15 de dezembro de 2023 (sexta feira a noite) e 16 de dezembro de 2023 (sábado) a décima terceira edição do Workshop de Especialização em Computação no Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos. A programação do evento consiste em apresentações públicas dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos sobre estudos de casos de infraestrutura de TI e de diversos aspectos do processo de desenvolvimento de software.

XIII Workshop de Especialização em Computação

Será realizado nos dias 15 de dezembro de 2023 (sexta feira a noite) e 16 de dezembro de 2023 (sábado) a décima terceira edição do Workshop de Especialização em Computação no Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos. A programação do evento consiste em apresentações públicas dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos sobre estudos de casos de infraestrutura de TI e de diversos aspectos do processo de desenvolvimento de software.

 

Programação - 15/dezembro/2023

 

19h00m - Acesso à Internet em Espaços Públicos: Levantamento de Experiências Anteriores e Proposta de Implantação

Rimes Novaes

Resumo: Este trabalho aborda a questão crucial do acesso à internet em espaços públicos, destacando a importância desta infraestrutura na sociedade contemporânea. A pesquisa inicia com uma análise de experiências anteriores de implantação de redes públicas, destacando os sucessos e desafios encontrados em diferentes contextos. Em seguida, propõe um modelo de implementação de acesso à Internet em espaços públicos, de acordo com os obstáculos identificados na revisão bibliográfica. A metodologia adotada inclui um levantamento de casos anteriores e a elaboração de uma proposta fundamentada em boas práticas e tecnologias emergentes.

19h30m - Monitoramento de Infraestrutura de Rede Corporativa Utilizando Zabbix

Matheus Vinicios de Oliveira Lagoin

Resumo. Com a grande expansão do número de dispositivos conectados simultaneamente em uma rede, garantir segurança, qualidade dos serviços e disponibilidade é um grande desafio. Grandes empresas têm dificuldades com as demandas relacionadas à infraestrutura computacional e isso pode ser um empecilho no crescimento tecnológico, podendo causar até atrasos no processo produtivo. Tecnologias para o monitoramento e o gerenciamento de redes são fundamentais nesses cenários. A finalidade deste artigo é discutir alguns dos desafios relacionados ao gerenciamento de redes e apresentar um modelo de implementação de uma ferramenta de monitoramento, chamada Zabbix, integrada com a ferramenta Telegram para melhor gestão do cenário abordado. Como resultado, são analisados alguns exemplos de ativos da rede que podem ser monitorados com finalidade de identificar problemas, podendo prever os mesmos antes que aconteçam. Desta maneira, pode-se reduzir falhas e contribuir para o funcionamento correto e contínuo da infraestrutura gerenciada.

20h00m - Proposta de integração de CRM e monitoramento ativo de infraestrutura.

Camila Santos Faustino de Andrade

Resumo: O objetivo deste trabalho é otimizar os processos no ambiente de call centers que tem uma estrutura computacional de média/alta disponibilidade. Atualmente, o fluxo de suporte utilizado pelas empresas de médio e grande porte, é este: o cliente aciona o call center, repassa um incidente, há o acesso remoto ou deslocamento de uma pessoa da equipe até o local do problema, este realiza a validação, coleta de informações, para realizar a análise e correção da situação informada. Para isso, propõe-se o uso de ferramentas que buscam impactar o suporte de forma positiva, como coleta de logs automatizada, diminuição de contatos e correções proativas. Neste trabalho, apresentamos uma proposta sobre como realizar a coleta eficiente dos logs através do Elasticsearch Kibana.

 

20h30m - Projeto IoT para Monitoramento de Infraestrutura de TI

Diego Hideki Suzuki

Resumo. Atualmente, a tecnologia de internet das coisas (IoT) encontra-se em pleno desenvolvimento e sendo cada vez mais adotada nas tarefas que exigem monitoramento contínuo de grandezas físicas do ambiente e execução de tarefas de maneira automatizada. Como um estudo de caso de IoT, o presente trabalho propõe uma solução para o controle de temperatura e umidade em uma Infraestrutura de TI, com a funcionalidade de emissão de alertas luminosos e sonoros, além do acionamento de um circuito eletrônico de controle de temperatura. Diferentes aspectos relacionados à criação da solução proposta também são apresentados e discutidos.

21h00m – Internal Developer Platform (IDP) - Reduzindo a carga cognitiva e aumentando a  produtividade dos times de desenvolvimento

Eduardo Munari

Resumo. Dada a enorme quantidade de frameworks, linguagens e áreas de conhecimentos exigidas dos desenvolvedores nos dias de hoje, a carga cognitiva em tais profissionais vem crescendo exponencialmente, gerando uma alta competição difícil de acompanhar, além do alto risco de burnout. Este artigo pretende mostrar como uma Internal Developer Platform age reduzindo a carga cognitiva e aumentando a produtividade dos desenvolvedores.

21h30m – Reunião da Banca Examinadora e Divulgação dos Resultados

 

Programação - 15/dezembro/2023

 

19h00m - Comparação da Arquitetura Monolítica e Microsserviços: uma Revisão Sistemática

  • Lucas Furlam de Freitas

Resumo. A escolha entre as arquiteturas monolítica e de microsserviços é crucial para o desenvolvimento de software. Esta revisão sistemática tem como objetivo realizar uma análise comparativa entre as arquiteturas monolítica e de microsserviços, explorando suas características, orquestração, modelos, vantagens e desvantagens para o desenvolvimento de software web. Para alcançar este objetivo foram coletados e analisados sete artigos que buscam explorar e comparar essas duas abordagens arquiteturais. Por meio dos resultados obtidos da comparação entre arquiteturas monolítica e de microsserviços conclui-se que a escolha entre elas deve ser decidida de acordo com o que atende melhor para o projeto em questão.

19h20m - Big Data: Revisão Sistemática sobre os benefícios do Big Data na Evolução Tecnológica

  • Gustavo Franzolin

Resumo. Contexto: Identificação dos benefícios do big data na evolução tecnológica. Objetivo: Analisar estudos que relatam quais os benefícios ao se utilizar tecnologias big data e qual a contribuição dessas para evolução tecnológica global. Metodologia: uma revisão sistemática foi conduzida para sumarizar o tópico de interesse. Resultados: vinte e nove estudos foram identificados dos quais 14 foram aceitos de acordo com os critérios de inclusão definidos no protocolo e 15 foram excluídos pelos critérios de exclusão. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS. Conclusões: observou-se que há muitos estudos que correlacionam o big data e a evolução tecnológica em múltiplos setores econômicos, porém há concentração de produção científica nos continentes Europeu e Asiático, deixando uma lacuna nas outras localidades.

19h40m - Impacto dos Testes Unitários na Qualidade do Software

  • Gabriel de Santi Berti

Resumo. Os testes unitários desempenham um papel crucial na garantia da qualidade do software e no desenvolvimento de sistemas robustos. Esta revisão sistemática tem como objetivo analisar e sintetizar uma série de estudos que abordam o impacto dos testes na excelência do software. Para alcançar este objetivo, foram coletados e analisados artigos que discutem tanto os aspectos positivos quanto os negativos da implementação dos testes unitários, onde identificamos sua grande importância na qualidade dos sistemas, principalmente utilizando abordagens como o Desenvolvimento Orientado a Testes(TDD) e Desenvolvimento Orientado a Comportamento (BDD).

20h00m - Vazamento de memória em aplicações Java: uma revisão sistemática das causas, ferramentas de identificação e estratégias de mitigação

  • Giovana Carolina de Gois

Resumo. Este trabalho apresenta uma revisão sistemática sobre vazamentos de memória em Java, abordando causas, ferramentas de análise e estratégias de mitigação. A máquina de busca utilizada foi a Scopus, e a busca retornou 26 artigos, 2 deles duplicados. Dos artigos não duplicados, 14 foram aceitos, considerando os critérios de inclusão e exclusão definidos. Após a análise dos estudos retornados da busca, esse artigo apresenta um resumo de causas, ferramentas e formas de mitigação do problema.

20h20m - Ferramentas de avaliação de acessibilidade web que aplicam as diretrizes descritas pelo eMAG: Uma revisão sistemática

  • Paulo Adriano Brito Teixeira

Resumo. Na exploração de ferramentas, técnicas e métodos de avaliação de acessibilidade web alinhados ao eMAG, objetiva-se realizar uma aproximação inicial sobre as ferramentas e métodos existentes para avaliar a acessibilidade web que aplicam as diretrizes do modelo eMAG. Uma revisão sistemática foi conduzida para sumarizar o estado da arte, sendo que 10 estudos foram identificados dos quais 6 foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo, 3 foram excluídos por não estarem condizentes e 1 por estar duplicado. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS. Após a leitura dos estudos e sumarização dos dados observa-se que 2 ferramentas de avaliação automática, ASES e DaSilva, foram abordadas em 67% dos estudos; 2 métodos de avaliação, Índice de Acessibilidade e MIAV, foram abordados em 3% dos estudos e 1 questionário baseado no eMAG foi utilizado em 17% dos Estudos

20h40m – 21h00m Intervalo

21h00m - Uso de gamificação em aplicações web para melhora na motivação: uma revisão sistemática da literatura

  • Deny Stanley de Oliveira Barbosa

Resumo. No contexto de gamificação e técnicas de gamificação em aplicações web, busca-se  estudar os impactos da gamificação em web aplicações na motivação e engajamento de seus usuários. Uma revisão sistemática foi conduzida para sumarizar o estado da arte, sendo identificados 34 estudos, dos quais 12 foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo e 22 foram excluídos por não estarem condizentes. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS. Após a leitura dos estudos e sumarização dos dados observa-se que há muitos estudos na área de gamificação. Há necessidade de explorar o impacto de engajamento e motivação da gamificação pois as novas gerações de usuários crescem submersas no mundo online.

21h20m - Mock Objects: uma revisão sistemática sobre o uso de dublês em testes automatizados

  • Silas Maciel Ferreira

Resumo. No contexto de usos de mock objects em testes de software automatizados, objetiva-se entender a possível relação de mock objects com qualidade de código e design de classes. Uma revisão sistemática foi conduzida para sumarizar o estado da arte e 12 estudos foram identificados, dos quais 6 foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo e 6 foram excluídos por não estarem condizentes, tendo sido utilizado a base de dados SCOPUS para a pesquisa. Após a leitura dos estudos e sumarização dos dados observa-se que há muitos estudos na área de mock objects e testes de software automatizados, com evidências de explorar mais o uso de mock e seu impacto na qualidade de código e design de classes.

21h40m - Ferramenta baseada em IA para testes automatizados em APIs Rest

  • Erick Frankel Tavares Hernandez

Resumo. Ferramenta baseada em IA (Inteligência Artificial) para testes automatizados em Rest API. Este estudo constitui-se em uma Revisão Sistemática com a abordagem de ferramenta baseado em IA para a realização de testes automatizados em API Rest, tendo como principal objetivo, minimizar o trabalho manual. Foram identificados 31 estudos durante a etapa de seleção dos quais apenas 16 foram aceitos seguindo os critérios de aceitação definidos no protocolo na etapa de planejamento, enquanto 14 foram rejeitados por estarem em não conformidade e apenas 1 artigo duplicado. Somado a isso, na etapa de extração dos 16 que retornaram da etapa anterior, apenas 9 foram aceitos seguindo os critérios de aceitação definidos no protocolo, enquanto 6 foram rejeitados por estarem em não conformidade e apenas 1 artigo duplicado. Após o levantamento dos artigos, nota-se os benefícios e ganhos através do uso de ferramenta baseada em IA para automatizar os testes de vossa aplicação.

22h00m - Influência na conversão de vendas do E-commerce: Revisão sistemática do design UX/UI.

  • Samara Ribeiro

Resumo. Este estudo consiste na Revisão Sistemática sobre o design UX/UI e sua correlação com a taxa de efetividade de compra no E-commerce. O objetivo foi analisar estudos que se aprofundam sobre as técnicas aplicadas no design UX/UI que aumentam significativamente a influência da decisão de compra no e-commerce. A revisão sistemática foi conduzida para sumarizar o estado da arte, sendo que 33 estudos foram identificados dos quais 15 foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo e 18 foram excluídos por não terem relação ao tema proposto. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS. Após a leitura dos estudos e sumarização dos dados, observou-se que há vários estudos na área de design UX/UI com análises para melhorar a eficácia do e-commerce e os pontos de melhoria. Há evidências da necessidade de explorar o tema se aplicando ao e-commerce brasileiro.

22h20m – Reunião da Banca Examinadora

 

Programação - 16/dezembro/2023

08h00m - Event-driven architecture

  • Willian Toshio Nogiri Corrêa

Resumo. Este estudo explora o paradigma abrangente da Programação Orientada a Eventos (EDP) e suas aplicações em diversos domínios, desde servidores até redes de sensores. Embora a EDP ofereça uma abordagem eficiente para lidar com operações concorrentes, ela apresenta desafios, como exemplificado pelo cenário do "Eventdriven Writer". Para enfrentar esses desafios, o estudo propõe uma alternativa de programação baseada em tarefas, ilustrada pela implementação do TaskJava, oferecendo uma opção estruturada e compreensível. No que diz respeito à perspectiva educacional, estudos defendem a introdução da EDP antes da Programação Orientada a Objetos (POO) o que proporciona uma iniciação mais simples aos conceitos de controle de fluxo do programa. O estudo de caso de implementação enfatiza a integração de serviços especializados de manipulação de eventos em uma Arquitetura Orientada a Serviços (SOA), otimizando composições orientadas a eventos para Sistemas Ciberfísicos. Em conclusão, o estudo promove discussões sobre a versatilidade e os desafios da EDP, apresentando estratégias educacionais e abordagens alternativas para aprimorar sua aplicação prática em diversos cenários

08h20m - Ensino de Lógica de Programação para o Ensino Fundamental II: uma Revisão Sistemática do Tema

  • Kaio Takeshi Arakawa Dos Santos

Resumo. No contexto de Metodologias de ensino para o ensino de lógica de programação para alunos do ensino fundamental II, objetiva-se analisar estudos na área para identificar a possibilidade do ensino de lógica por meio de metodologias já utilizadas. Uma revisão sistemática foi conduzida pela Scopus unida a ferramenta StArt para sumarizar o estado da arte deste tópico, sendo que 14 estudos foram identificados, dos quais 6 foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo e 8 foram excluídos por não estarem condizentes. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS. Com a leitura dos artigos foi possível identificar que no meio acadêmico o assunto é muito pesquisado por se tratar de uma metodologia de ensino nova e muito proveitosa por obterem altos retornos na evolução da lógica do aluno.

08h40m - Design Pattern e Framework: Revisão Sistemática da literatura

  • Rafael de Sena Selvagio

Resumo. No contexto de utilização de design patterns e frameworks em desenvolvimento de sistemas, objetiva-se analisar e sintetizar as razões da utilização de design patterns e frameworks no desenvolvimento de sistemas. Uma revisão sistemática foi conduzida para sumarizar o estado da arte, sendo que  51 estudos foram identificados, dos quais 24 foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo e 12 foram excluídos por não estarem condizentes. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS. Após a leitura dos estudos e sumarização dos dados observa-se que há muitos estudos na área de desenvolvimento de sistemas, com necessidade de explorar a aplicação de frameworks e design patterns no processo construtivo de sistemas, identificando possíveis lacunas e vulnerabilidades que merecem investigação adicional.

09h00m - Revisão Sistemática sobre Habilidades Técnicas Importantes ao Domínio de Conhecimento do Product Owner

  • Armindo Corrêa Leite

Resumo. No contexto de investigação de habilidades técnicas de desenvolvimento de software importantes ao domínio de conhecimento do Product Owner, busca-se identificar habilidades técnicas que o Product Owner pode aplicar para aprimorar sua colaboração com o Time de Desenvolvimento. Uma revisão sistemática foi conduzida para sumarizar o tópico, tendo sido identificado 24 estudos, dos quais 4 foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo e 20 foram excluídos por não estarem condizentes. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS. Após a leitura dos estudos e sumarização dos dados observa-se que há muitos estudos destacando e dando maior relevância às habilidades interpessoais. Há necessidade de explorar os benefícios da aplicação de habilidades técnicas na atuação funcional do Product Owner.

09h20m - Uma Comparação Entre Frameworks de Front-end Modernos

  • Eduardo de Carvalho Marchiori Rodrigues

Resumo. No contexto de frameworks de front-end modernos, objetiva-se identificar os pontos positivos e negativos entre frameworks. Uma revisão sistemática foi conduzida para sumarizar o estado da arte, tendo sido identificados 15 estudos, dos quais 4 foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo e os demais foram excluídos por não estarem condizentes. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS. Após a leitura dos estudos e sumarização dos dados observa-se que há estudos comparativos entre frameworks modernos e populares de front-end, porém há a necessidade de explorar mais ferramentas atuais como Solid.js, Next.js e Nuxt.js

09h40m - Feature toggles na entrega de software: uma revisão sistemática

  • Carlos Vinicius Denarde

Resumo. No contexto de caracterização da técnica de feature toggles na entrega de software, objetiva-se analisar estudos que relatam a utilização da técnica de feature toggles para auxiliar a entrega de software. MUma revisão sistemática foi conduzida para sumarizar o estado da arte, sendo identificados 30 estudos, dos quais 5 foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo e 25 foram excluídos por não estarem condizentes. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS. Depois da leitura dos estudos e sumarização dos dados observa-se que há poucos estudos na área de engenharia de software relatando a técnica de feature toggles. Existe a necessidade de explorar a padronização, documentação e gerenciamento dessa importante técnica da engenharia de software.

10h00m – 10h20m – Intervalo

10h20m - Como as técnicas de aprendizagem de máquina influenciam a geração de teste de software: Uma revisão sistemática das abordagens e métodos.

  • Anderson de Lima

Resumo. No contexto de testes de software com o suporte de aprendizado de máquina, obetiva-se analisar estudos que relatam a utilização de técnicas e abordagens de aprendizado de máquina na prática do desenvolvimento de software. Uma revisão sistemática foi conduzida para sumarizar o tópico, sendo identificado 42 estudos, dos quais 6 foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo e 36 foram excluídos por não estarem condizentes. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS. Apesar de nenhuma abordagem ainda atingir por completo as métricas utilizadas para medir os testes, todas elas são muito promissoras e podem ser muito úteis, em especial se combinadas com as técnicas atuais.

10h40m - Progressive Web Apps: Revisão Sistemática Sobre as Vantagens na sua Implementação

  • Thiago André Ganacin

Resumo. No contexto de explanar uma arquitetura de desenvolvimento emergente que veio para alavancar os sistemas web, o objetivo desse trabalho é fazer comparação com outras arquiteturas existentes, fazendo uma diferenciação destas e demonstrar as vantagens de sua utilização. Uma revisão sistemática foi conduzida para sumarizar o estado da arte do tópico de interesse e como resultado 11 estudos foram identificados e todos foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS. Após a leitura dos estudos e sumarização dos dados, observa-se que a predominância de estudos na área é recente, visto que a a tecnologia PWA tem menos de 10 anos. 45% dos estudos destacam as facilidades proporcionadas pelos service Workers e 72% dos estudos relatam melhora na velocidade de carregamento da página nas páginas PWA.

11h00m - Desenvolvimento de Aplicações Acessíveis: Desafios para Inclusão de Usuários com Deficiência Visual

  • Sarah Daniela Garzon Bortoloti

Resumo. No contexto do desenvolvimento de aplicações acessíveis para usuários com deficiência visual é crucial para eliminar barreiras digitais e promover a inclusão. Esse trabalho apresenta uma revisão sistemática que foi conduzida com 40 estudos identificados, dos quais 12 foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo e 28 foram excluídos por não estarem condizentes. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS. Após a leitura dos estudos e sumarização dos dados, observa-se uma variedade de desafios enfrentados por usuários com deficiência visual, essas barreiras evidenciam a necessidade de os desenvolvedores priorizarem a implementação de diretrizes da WCAG

11h20m - Métodos Ágeis e ITIL – revisão sistemática sobre cenários de aplicação conjunta

  • Diego Salvador Rubin

Resumo. No contexto de utilização conjunta de métodos ágeis e ITIL, objetiva se analisar estudos e cenários em que foi possível a utilização conjunta de métodos ágeis e ITIL. Uma revisão sistemática foi conduzida para sumarizar o estado da arte, sendo identificados 20 estudos, dos quais 7 foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo e 13 foram excluídos por não estarem condizentes. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS. Após a leitura dos estudos e sumarização dos dados observa-se que há poucos estudos da análise conjunta do tema proposto, com indicação de utilização do ITIL como apoio das rotinas de entrega final dos produtos inerentes ao desenvolvimento ágil de software

11h40m – Reunião da Banca Examinadora

12h00m -  Divulgação dos Resultados