XIV Workshop de Especialização em Computação
Programação - 23/novembro/2024
08h00m - Uso de Chatbots no Ensino de Programação: uma Revisão Sistemática de Literatura
José Mateus Ramires
Resumo. No contexto da utilização de chatbots no processo de ensino de programação, busca-se consolidar o conhecimento existente sobre o uso. Uma revisão sistemática foi conduzida para sumarizar o estado da arte do tópico de interesse. Como resultado, 24 estudos foram identificados dos quais 11 foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo. 13 foram excluídos por não estarem condizentes com os critérios definidos. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS. Como conclusão, a utilização de chatbots permite personalização e feedback em tempo real. Eles ajudam a simplificar conceitos complexos e a estimular a interação, mas também levantam preocupações sobre a dependência excessiva e a ética no uso de dados dos alunos.
08h30m - Processos de Qualidade de Software na Experiência do Usuário em Acessibilidade Digital: Uma revisão sistemática
Rayane Vitorassi Toledo
Resumo. A acessibilidade digital é um componente essencial para a inclusão social, permitindo que pessoas com deficiências possam acessar e utilizar sistemas de software. O objetivo deste trabalho é identificar as práticas e técnicas mais eficazes para garantir a acessibilidade digital no contexto dos processos de qualidade de software, com foco na experiência do usuário, destacando as barreiras e soluções presentes na literatura atual. Uma revisão sistemática foi conduzida em bases de dados acadêmicas. Foram aplicados critérios de inclusão e exclusão para selecionar os artigos mais relevantes, que foram analisados quanto à integração da acessibilidade, usabilidade e UX. A integração de testes participativos com usuários reais, ferramentas automatizadas de acessibilidade e abordagens centradas no usuário são as técnicas mais eficazes. Também foi destacado que, embora as normas de acessibilidade como a WCAG sejam importantes, elas não garantem uma experiência positiva completa para todos os usuários. Constatou-se que práticas participativas e iterativas, como testes com usuários reais e a integração de acessibilidade desde o início do desenvolvimento de software, são essenciais para melhorar a qualidade do software em termos de acessibilidade e UX.
09h00m - Uma revisão da literatura sobre o desempenho no desenvolvimento web: técnicas de otimização e resultados práticos
Arieh Cangiani Fabbro
Resumo. A otimização de performance no desenvolvimento web é um recurso que visa aumentar a eficiência do código e da infraestrutura web. O objetivo deste trabalho é identificar no front-end e/ou no back-end, as formas de otimizar a aplicação no desenvolvimento web para melhorar sua performance. Foi realizado uma revisão sistemática que sumarizou o estado da arte do tópico de interesse, seguindo um protocolo. Como resultado, foram identificados 41 estudos, dos quais 10 foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação e 31 excluídos por não condizerem com os critérios definidos. A base de dados utilizada foi a SCOPUS. A análise dos estudos revelou que não há uma única forma de otimização, e o tema abrange diversas técnicas e possibilidades.
09h30m - Qualidade de Software e Ferramentas de IA: Uma Revisão Sistemática sobre Ferramentas de Inteligência Artificial para Garantia da Qualidade de Software
Marina Trevisoli Gervino
Resumo. A qualidade de software é essencial para o sucesso de projetos de desenvolvimento, e o uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) surge como uma solução inovadora. Este estudo visa consolidar o conhecimento sobre ferramentas de IA aplicadas à qualidade de software. Uma revisão sistemática foi conduzida para sumarizar o estado da arte do tópico de interesse. Foram analisados 14 estudos, dos quais 8 foram aceitos de acordo com os critérios definidos no protocolo de aceitação, enquanto 6 foram excluídos por não atenderem a esses critérios. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS. Observou-se uma abundância de pesquisas na área de qualidade de software, mas também uma necessidade de explorar o tema de forma mais aprofundada. A IA tem impactado significativamente o desenvolvimento de software, melhorando tanto a eficiência quanto a eficácia dos testes.
10h00m - Evolução Web e Navegadores: Desafios para o Desenvolvimento Web – Uma Revisão Sistemática
Carolina de Macedo Longhini
Resumo. Este estudo investiga o ambiente complexo e em rápida evolução da Web, com foco nos navegadores que moldam diretamente a experiência dos usuários e as possibilidades de desenvolvimento nessa plataforma. O objetivo é compreender como a evolução acelerada da Web e dos navegadores cria desafios específicos para o desenvolvimento web e para os desenvolvedores. Uma revisão sistemática foi conduzida para sumarizar o estado da arte sobre esse tema. 21 estudos foram identificados dos quais 8 foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo. 13 foram excluídos por não estarem condizentes com os critérios definidos. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS. A análise dos estudos destaca uma lacuna significativa na quantidade de estudos atuais sobre a arquitetura de navegadores modernos e suas funcionalidades. Essa falta de referência limita o conhecimento dos desenvolvedores sobre os comportamentos e restrições intrínsecas do ambiente em que seu código é criado e executado.
10h30m - Feature Toggles: Revisão Sistemática sobre o Uso de Feature Toggles para Facilitar o Desenvolvimento Contínuo
Raissa Sabino Cunha
Resumo. O desenvolvimento contínuo requer técnicas de lançamento incremental sem comprometer a estabilidade. Feature toggles oferecem controle em ambientes ágeis e busca-se revisar o uso de feature toggles no desenvolvimento contínuo, destacando benefícios, desafios e práticas recomendadas. Foi realizado um revisão sistemática na base SCOPUS e como resultados foram identificados 9 estudos, dos quais 5 foram aceitos. A análise indica que feature toggles promovem flexibilidade e controle, mas requerem gestão para evitar complexidade e dívida técnica. Constatou-se que feature toggles são vantajosos para o desenvolvimento contínuo, mas demandam monitoramento e documentação para sustentabilidade.
11h00m - Mapeamento Sistemático sobre Desempenho e Otimização na Renderização de HTML para Diversos Dispositivos
Felipe de Souza Martins
Resumo. A renderização de páginas HTML de forma em que se coloca muitas dependências de código e não se utiliza seu potencial proposto. O objetivo deste trabalho é apresentar estudos que comprovem as mais bem aceitas técnicas para desenvolver uma aplicação HTML de forma a ser carregada e renderizada nos mais diversos dispositivos de forma otimizada. Uma revisão sistemática foi conduzida para sumarizar o estado da arte do tópico de interesse. 23 estudos foram identificados dos quais 5 foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo. 18 foram excluídos por não estarem condizentes com os critérios definidos. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS e Research Gate. Após a leitura dos estudos e sumarização dos dados observa-se que há muitos estudos na área. Há a necessidade de difundir mais os resultados e fomentar a explorar do tema a fim de estabelecer as boas práticas que o mercado já vem adotando e mostrando que traz as melhores experiências para o usuário.
11h30m - Reduzindo manualidade nos testes em APIs Rest: Revisão Sistemática sobre Evomaster, ferramenta baseada em IA para testes automatizados.
Erick Frankel Tavares Hernandes
Resumo. No contexto da ferramenta Evomaster baseada em IA (Inteligência Artificial) para testes automatizados em APIs Rest tem-se como objetivo analisar estudos que relatam em como reduzir a manualidade ao testar uma API Rest através da ferramenta Evomaster baseada em IA. Uma revisão sistemática foi conduzida para sumarizar o tópico de interesse. 25 estudos foram identificados dos quais 9 foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo e 16 foram excluídos por não estarem condizentes. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS. Após a leitura e sumarização dos dados observa-se que há muitos estudos sobre a ferramenta Evomaster para testes automatizados em APIs Rest. Nota-se que a combinação entre estes testes e a ferramenta Evomaster são extremamente eficazes para a redução da manualidade na criação de testes para APIs.
12h00m – Reunião da Banca Examinadora e Divulgação dos Resultados