XV Workshop de Especialização em Computação
Programação - 13/dezembro/2025
08h00m - Impacto da Inteligência Artificial Generativa na Produtividade e na Qualidade do Código no Desenvolvimento Web
- Willian Toshio Nogiri Corrêa
Resumo. A inteligência artificial generativa tem sido cada vez mais utilizada no desenvolvimento web, afetando diretamente tarefas de codificação, refatoração e manutenção. O objetivo é analisar como a IA generativa impacta a produtividade de desenvolvedores web e a qualidade do código produzido, considerando diferenças entre ferramentas e níveis de experiência. Uma revisão sistemática conduzida para sumarizar o estado da arte, seguindo um protocolo definido. Foram identificados 74 estudos na base SCOPUS, dos quais 15 atenderam aos critérios de inclusão e foram analisados. Os estudos apontam ganhos de produtividade e melhorias estruturais no código, mas também riscos de segurança e inconsistências em modelos generativos. A análise mostra que a IA generativa oferece benefícios relevantes ao desenvolvimento web, mas sua adoção exige uso crítico, supervisão humana e atenção a questões de segurança e ética.
08h20m - Técnicas e modelos de IA para a detecção de perfis falsos no Instagram: uma revisão sistemática
- Gilberto Giro Resende
Resumo. A detecção de perfis falsos em redes sociais, especialmente no Instagram, tem se tornado um desafio crescente devido ao uso de técnicas cada vez mais sofisticadas para enganar sistemas de verificação de usuários. O objetivo é identificar quais modelos e técnicas de IA têm sido utilizados para a detecção de perfis falsos no Instagram. Uma revisão sistemática foi realizada na base SCOPUS, seguindo um protocolo estabelecido. Como resultado foram identificados 39 estudos, dos quais 15 foram aceitos pelos critérios de aceitação e 24 rejeitados por não estarem de acordo com os critérios definidos. A análise dos estudos revelou que não existe uma única abordagem predominante para detectar perfis falsos no Instagram. Os resultados variam conforme o método e, sobretudo, o tamanho e a qualidade dos datasets, indicando a necessidade de bases mais robustas e maior padronização na avaliação das abordagens.
08h40m - Revisão Sistemática da Literatura sobre Revisão de Código com Apoio de Inteligência Artificial na Engenharia de Software
- Francisco de Assis Marrinho Aguiar
Resumo. A revisão de código é essencial para a qualidade e segurança do software e o uso de Inteligência Artificial tem se destacado como meio de automatizar e aprimorar esse processo, reduzindo esforço e aumentando a eficiência. Esse trabalha tem por objetivo investigar o uso de Inteligência Artificial na revisão de código, identificando abordagens, resultados. Uma revisão sistemática da literatura foi conduzida com base em um protocolo definido, envolvendo a busca estruturada na base científica Scopus, com seleção criteriosa de estudos, extração e síntese dos dados, e por fim, análise dos dados obtidos. Dos 17 estudos preliminares foram identificados, sendo que 15 foram obtidos pela ferramenta StArt, e resultando em 12 estudos aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo. Desses 12 trabalhos, 5 foram excluídos por não estarem condizentes com os critérios definidos, resultando num total de 7 artigos coletados e pertinentes. Esta revisão evidencia que LLMs têm sido aplicados à revisão de código para gerar comentários, refinar trechos e identificar defeitos, oferecendo maior qualidade e redução de esforço no processo. Após a leitura dos estudos e sumarização dos dados observa-se que LLMs não substituem revisores, mas ampliam a eficiência, reduzem a carga no processo de revisão e aumentam a cobertura das revisões.
09h00m - Padrões arquitetônicos e desafios de segurança na integração de aplicações web com DLTs permissionadas
- Lucas Badin Gonçalves do Prado
Resumo. A integração de aplicações web com DLTs permissionadas visa a segurança e integridade de dados em setores críticos. O objetivo é identificar os padrões arquitetônicos e desafios de segurança inerentes à camada de integração entre o desenvolvimento web e a rede DLT permissionada. Para isso, realizamos uma revisão sistemática que sumariza o estado da arte deste tópico, seguindo um protocolo. Como resultado, foram identificados 41 estudos na base de dados SCOPUS e 13 foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação. A análise dos estudos revelou que a segurança não deve ser função exclusiva da blockchain, sendo necessário o desenvolvimento de uma arquitetura de segurança na camada de integração.
09h20m - Comparação de Desempenho de Aplicações Java/Spring com e sem Hibernate: Uma Revisão Sistemática
- Guilherme Victor Faustino de Sousa
Resumo. Aplicações Java/Spring dependem fortemente de mecanismos de acesso a dados e a escolha entre frameworks ORM (Object-Relational Mapping), como Hibernate, e abordagens diretas, como JDBC (Java Database Connectivity), influenciam tanto o desempenho quanto o esforço de manutenção. O objetivo deste trabalho é de revisar as comparações entre ORM e JDBC para identificar impactos de desempenho e entender como essas escolhas afetam o desenvolvimento de sistemas empresariais. Foi realizado uma revisão sistemática, conduzida para sumarizar o estado da arte deste tópico. Como resultado, foram identificados 11 estudos, dos quais 5 foram aceitos de acordo com os critérios do protocolo e 6 estudos foram excluídos por acesso restrito ao texto completo ou por não tratarem diretamente da comparação entre ORM e JDBC. A base de dados utilizada para a busca foi a SCOPUS. Como conclusão, constatou-se que as evidências sugerem que a escolha entre ORM e JDBC depende do contexto da aplicação e dos requisitos de desempenho e manutenção. Não há uma solução universalmente superior, reforçando a necessidade de decisões guiadas pelo equilíbrio entre produtividade, desempenho e complexidade do sistema.
09h40m - Revisão sistemática sobre o Uso de Inteligência Artificial Generativa para Monitoramento e Observabilidade de Microsserviços
- Lucas Henrique Gardenal Zaia
Resumo. Microsserviços exigem monitoramento e observabilidade eficazes, e LLMs podem apoiar esse processo ao analisar grandes volumes de dados operacionais. O objetivo deste trabalho foi identificar técnicas que aplicam LLMs ao monitoramento e à observabilidade de microsserviços, destacando contexto, benefícios e limitações. Foi realizado uma revisão sistemática baseada em protocolo pré-definido, realizada na base Scopus. Como resultado foram identificados 19 estudos, dos quais 4 foram aceitos e 15 excluídos por não atenderem aos critérios de elegibilidade. Por esse trabalho realizado, concluimos que os estudos apontam técnicas voltadas à detecção de falhas, à alocação de recursos e à segurança, cuja adoção exige avaliação de viabilidade do contexto de cada ambiente.
10h00m - Revisão Sistemática sobre os Desafios de Testes de Softwares Embarcados na Indústria
- Alan Buck
Resumo. Sistemas embarcados são computadores dedicados, criados para uma tarefa especifica, divididos em hardware e software, e fazem cada vez mais parte do nosso cotidiano. O objetivo deste trabalho foi identificar o que os estudos apontam acerca de estratégias de testes para melhorar a qualidade de software embarcado, no contexto industrial. Foi realizada uma revisão sistemática utilizando como base de dados o SCOPUS. Como resultado, foram identificados 16 estudos, dos quais 6 foram aceitos de acordo com os critérios definidos no protocolo e 10 foram excluídos por não estarem condizentes com os critérios estabelecidos. As analises indicaram diferentes técnicas e abordagens para testes de softwares embarcados. Concluimos que existem inúmeros desafios para a implementação de testes em softwares embarcados, devido às limitações e complexidade de hardware, porém eles podem ser superados com as técnicas e abordagens apresentadas nos estudos.
10h20m – 10h40m intervalo
10h40m - Efetividade de Sistemas de Agendamento Online na Otimização do Acesso Ambulatorial: Uma Revisão Sistemática da Literatura
- Marcos Henrique Mainardi Eckart
Resumo. A gestão de ambulatórios hospitalares enfrenta ineficiência crônicas como longas filas e no-show, mitigáveis por sistemas de agendamento online. O objetivo deste trabalho foi analisar a efetividade desses sistemas na otimização do acesso e redução de fila. Foi conduzido uma revisão sistemática na base de dados Scopus, utilizando a ferramenta Start. Como resultado, 92 estudos foram identificados, dos quais 5 foram aceitos, de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo, e os demais foram excluídos pois a maioria tratava de simulações ou propostas teóricas. Após a leitura dos estudos e sumarização dos dados, observou-se que sistemas web combinados com agendamento por horário e SMS reduzem drasticamente a espera e aumentam a adesão. Há necessidade de explorar estratégias de adoção digital para superar a barreira do letramento tecnológico dos pacientes.
11h00m - Uma revisão sistemática sobre arquitetura de software na web e mobile para aplicações de e-commerce
- Gabriel Giro Resende
Resumo. A arquitetura de software é uma das principais preocupações em projetos de larga escala, principalmente para aplicações de comércio eletrônico. O objetivo deste trabalho foi identificar quais arquiteturas de software são utilizadas dentro de projetos de desenvolvimento de sistemas web e mobile para aplicações de e-commerce. Uma revisão sistemática foi utilizada para sumarizar o estado da arte deste tópico de interesse, seguindo um protocolo. Como resultado, 36 estudos foram identificados dos quais 15 foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo e 21 foram excluídos por não estarem condizentes com os critérios definidos. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS. A análise dos estudos identificou que existem diferentes arquiteturas de software para aplicações de e-commerce desenvolvidas para web ou mobile, com diferentes atributos de qualidade a serem alcançados em seu uso.
11h20m - Eficiência energética em datacenters na era da Inteligência Artificial e da Internet das Coisas
- José Rubens Ferreira de Oliveira Neto
Resumo. A expansão da Inteligência Artificial (IA) e da Internet das Coisas (IoT) intensificou a demanda computacional nos datacenters, elevando o consumo energético tanto dos equipamentos de TI quanto dos sistemas de resfriamento. Nesse cenário, a eficiência energética torna-se essencial para reduzir custos, mitigar impactos ambientais e sustentar o crescimento dessas tecnologias. O objetivo deste trabalho foi analisar práticas contemporâneas de eficiência energética em datacenters que processam cargas intensivas de IA e IoT, com foco em sustentabilidade e desempenho. Foi realizada uma revisão sistemática na base Scopus, sendo identificado 20 estudos, sendo que 7 atenderam aos critérios de inclusão e 4 diretamente relevantes para a discussão. Constatou-se que as evidências mostram que a eficiência energética depende da integração entre gestão térmica (contenção de calor, resfriamento líquido), virtualização, escalonamento dinâmico e automação baseada em IA. Conclui-se que a combinação de soluções físicas e computacionais, apoiada por técnicas de automação inteligente, é fundamental para garantir operações mais eficientes e ambientalmente sustentáveis frente às crescentes demandas das cargas de IA e IoT.
11h40m – LLMs em AIOps: Uma Revisão Sistemática sobre Observabilidade e Análise de Causa Raiz em Sistemas Distribuídos
- Davi Augusto da Silva Ribeiro
Resumo. A crescente complexidade dos ambientes de computação em nuvem, tem inspirado estudos em AIOps, onde os Grandes Modelos de Linguagem (LLMs) surgem como ferramentas para auxiliar os engenheiros de nuvem. Objetivo: Identificar como LLMs estão sendo utilizadas em contextos de observabilidade e desempenho em ambientes cloud. Foi realizado uma revisão sistemática da literatura na base de dados SCOPUS e foram identificados 40 estudos iniciais, dos quais 15 foram aceitos após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão definidos no protocolo. A análise qualitativa revelou três categorias principais de aplicação: Análise de Causa Raiz (RCA), processamento de dados de observabilidade e geração assistida de artefatos.
12h00m – A evolução das arquiteturas de Big Data: Análise comparativa entre Data Lakes tradicionais e a arquitetura Data Lakehouse
- Pedro Henrique Magalhães Casasus Figueiredo
Resumo. A evolução das arquiteturas de Big Data evidencia limitações de confiabilidade e qualidade dos Data Lakes tradicionais. O objetivo deste trabalho foi de identificar, a partir da literatura, as vantagens técnicas que motivam a migração para Data Lakehouses. Conduziu-se uma revisão sistemática baseada majoritariamente em estudos indexados no SCOPUS. Como resultado dos estudos identificados, seis atenderam aos critérios do protocolo e compuseram a síntese. Os achados indicam que Data Lakehouses superam limitações dos Data Lakes ao oferecer ACID, schema enforcement e unificação dos workloads analíticos e de machine learning, resultando em maior desempenho, governança e confiabilidade.
12h20m – Impactos da Aplicação de Padrões de Projeto em Sistemas de Software: Uma Revisão Sistemática da Literatura
- Rafael Ribeiro Estrela
Resumo. O desenvolvimento de software orientado a objetos exige soluções que promovam qualidade estrutural, modularidade e manutenção facilitada. Padrões de projeto surgem como abordagens consolidadas para esses desafios. O objetivo deste trabalho foi analisar os impactos da adoção e utilização de padrões de projeto em sistemas de software, identificando benefícios e consequências práticas de sua aplicação. Foi realizado uma revisão sistemática da literatura na base Scopus, utilizando string de busca relacionada aos impactos da utilização de padrões de projeto em sistemas de software. Como resultado, foram identificados 12 estudos, dos quais 5 foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação. Concluiu-se que padrões de projeto fortalecem a qualidade estrutural e a manutenibilidade de sistemas quando aplicados de forma adequada ao problema. Contudo, aplicações equivocadas podem gerar efeitos contrários, como aumento de complexidade e redução da flexibilidade. Além disso, padrões não afetam significativamente o consumo energético. Portanto, sua adoção deve ser cuidadosa, contextualizada e tecnicamente justificada.
12h40m – Desafios e Tendências da Convergência de Low-Code e Inteligência Artificial Generativa: Uma Revisão Sistemática da Literatura
- Gustavo Henrique Cirulo
Resumo. O mercado vem se modernizando com a convergência de Low-Code e No-Code e o uso de Inteligência Artificial Generativa, elevando a facilidade de utilização de ferramentas complexas por usuários não técnicos. O objetivo deste trabalho foi identificar os desafios e as tendências futuras sobre a integração de IA Generativa e plataformas de baixa codificação. Uma revisão sistemática foi conduzida na base SCOPUS, seguindo um protocolo para sumarizar os achados. Como resultado, 63 estudos foram identificados dos quais 17 foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo e 46 foram excluídos por não estarem condizentes com os critérios definidos. A análise mostra que a convergência promove a democratização através dos desenvolvedores cidadãos, mas desafios na parte da governança e delírios técnicos são cometidos, com Frameworks robustos acabam sendo exigidos.
13h00m - Reunião da Banca e Divulgação dos Resultados
